quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como cuidar das unhas

Unhas bem cuidadas refletem bem-estar do organismo


Da mesma maneira que você mostra sua personalidade e seu estado de espírito através das cores de esmaltes que escolhe, também é preciso estar atenta à saúde das unhas, já que elas refletem o bem-estar do organismo.
Daniele Honorato/UOL
Hidratar e não retirar as cutículas são recomendações para manter a saúde das unhas.

As unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada pelo organismo que forma diversas estruturas do corpo. Embora fortes, elas devem ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.

Para se ter uma unha saudável é preciso alguns cuidados diários específicos e, principalmente, ingestão de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio. A falta desses nutrientes resulta em unhas fracas, que se quebram com maior facilidade e frequência, descamam e apresentam manchas e irregularidades, além ficarem suscetíveis ao ataque de fungos.

Segundo especialistas em cuidados com as unhas, eles afirmam que: "as unhas são como um espelho da saúde no corpo. Unhas fracas podem ter motivos como traumas no leito da unha, deficiências glandulares (hipotireoidismo) e doenças como micoses e psoríase". Os médicos também recomendam o consumo de seis a oito copos de água diariamente, para manter a hidratação do corpo e, consequentemente, das unhas.

Conheça os problemas mais comuns nas unhas e suas causas

Ressecamento e quebrasFalta de vitamina A, proteínas e cálcio
Crescimento alteradoDeficiência de vitamina A e zinco
Unhas muito finas e quebradiçasFalta de proteína
Linhas horizontaisFalta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre
Linhas verticaisDeficiência de ferro ou anemia
Pontos brancosFalta de zinco ou traumas na base ou leito das unhas
Manchas escuras e avermelhadasPode ser trauma ou indício de câncer de pele
Manchas amareladasProblema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do leitoPsoríase ou intoxicação por medicamentos
Ausência de cor (sob a unha)Anemia, deficiência de ferro
  • PRODUTOS PARA CUIDAR DAS UNHAS
Além de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, é importante manter cinco cuidados essenciais:

Hidrate as cutículas
Crie uma rotina diária de hidratação intensiva para as cutículas. Há no mercado algumas opções de canetas hidratantes com óleos essenciais, que ajudam a fortalecer a unha. Aplique após o banho e antes de dormir.

Não retire as cutículas
As cutículas são protetoras do organismo e, uma vez retiradas, são portas abertas para doenças e bactérias. Cutículas cortadas ou machucadas ficam inflamadas e são causadoras de unhas fracas, traumatizadas, com manchas e irregularidades. Afaste-as após o banho com uma espátula de metal, o que substitui o uso constante do alicate e mantém as cutículas pequenas e em sua posição natural. Se necessário, retire apenas alguns excessos que estão muito ressecados e quase perto de se soltarem.

Hidrate e proteja as mãos
Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, deixe as unhas fracas e quebradiças. O uso de um creme específico para as mãos evita esse ressecamento e promove uma hidratação intensa além de criar uma película protetora, revitalizar e regenerar a pele. Antes de fazer a hidratação, o ideal é promover uma esfoliação suave e bem controlada para remover células mortas e ativar a circulação, proporcionando uma aparência mais viçosa e jovem além de deixar a pele preparada melhor absorver o hidratante.

Escolha a base certa para suas unhas
Para cada unha, uma base. Sempre que quiser fazer as unhas, antes de passar o esmalte nunca deixe de usar uma base, pois elas tem a função de proteger as unhas e evitar que o esmalte fique em contato direto com a pele.

Use apenas removedor de esmaltes
Já foi o tempo que era só a acetona que retirava por inteiro o esmalte. Com a tecnologia de hoje, muitos produtos foram desenvolvidos e prezam a saúde e aparência das unhas; os removedores sem acetona são eficazes e deixam a pele com aparência hidratada e as unhas brilhantes com a mesma eficiência de qualquer acetona ao retirar o esmalte.

Bem pessoal  essa dica é elaborada para todos vocês.
.                                                                                                           
                                                                                                                           





 Beijinho. =^.^=

Nenhum comentário:

Postar um comentário


>>>>http://divulgarblogs.com/artperfectnail-blogspot-com-br/<<<<

Dúvidas, elogios ou críticas por favor comentem aqui.
Obrigada pela sua visita e volte sempre =^.^=

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Hello Kitty ani Cursors at www.totallyfreecursors.com